quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Comissão convida fundação esotérica para explicar apagão


A secretaria da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado confirmou a inclusão da Fundação Esotérica Cacique Cobra Coral entre as instituições que serão ouvidas sobre o apagão ocorrido na semana passada.
A fundação foi incluída, a pedido do líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM), no requerimento do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR) que listava 20 pessoas, a maioria técnicos, para serem ouvidas sobre o tema no Senado.
O senador Roberto Cavalcante (PR-PB), responsável pela apresentação do requerimento na comissão, afirmou que vai retirar o requerimento da pauta na próxima semana e apresentar outro documento para votação.

Falta de Luz

Por volta das 22h30 de terça-feira (10), as 18 unidades geradoras da usina de Itaipu começaram a "rodar no vazio" - ou seja, não conseguiam passar eletricidade para a rede distribuidora. O problema atingiu pelo menos 18 Estados, sendo que quatro deles (Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo) ficaram completamente às escuras. Acre, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia foram parcialmente atingidos pela falta de luz. A situação foi normalizada entre a noite de terça-feira e a madrugada e manhã desta quarta-feira.
Três linhas de transmissão com problemas teriam causado o apagão. De acordo com o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, duas das linhas vão de Ivaiporã, no Paraná, a Itaberá, no sul de São Paulo. A terceira liga Itaberá a Tijuco Preto, no sul de Minas Gerais. O problema, afirma Zimmermann, foi possivelmente causado por condições meteorológicas adversas.
Com 18 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), 28,8 mil megawatts de potência foram perdidos com a pane (cerca de 40% da energia do Brasil), o que impossibilitou o fornecimento para as demais regiões. Para abastecer o Estado de São Paulo, por exemplo, são necessários cerca de 17 mil megawatts.

fonte: Agência Brasil

0 comentários: